O Tribunal Superior Eleitoral é um dos órgãos participantes do primeiro TechCamp Brasil de Combate à Desinformação do Brasil, promovido pelo Instituto Palavra Aberta e pela Embaixada dos Estados Unidos, nestes dias 7 e 8 de fevereiro, em São Paulo. O Instituto Palavra Aberta é parceiro do TSE no Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020, lançado em agosto de 2019 pela Presidência da Corte Eleitoral.

O evento reunirá 48 participantes, que juntos buscarão respostas de impacto social para a disseminação de informações falsas, com a orientação de especialistas do Brasil, Estados Unidos e Argentina. Os conhecimentos adquiridos nos respectivos trabalhos poderão ser aplicados posteriormente nos projetos dos participantes. Além disso, o evento será uma oportunidade para construir uma rede de especialistas capazes de disseminar os aprendizados inovadores do TechCamp no currículo escolar existente sobre o tema.

A assessora-chefe de Comunicação Social do TSE, Ana Cristina Rosa, que integra o grupo gestor do Programa de Enfrentamento à Desinformação, representará o Tribunal no encontro. Ela explica que a Justiça Eleitoral vem trabalhando numa soma de esforços interdisciplinares para minimizar os impactos da desinformação no próximo pleito. “Nesse sentido, nossa participação tem a motivação de agregar novos conhecimentos e soluções para toda a Justiça Eleitoral, como, também, compartilhar boas práticas já adotadas por nós”, afirmou a jornalista.

Implementação

Após a conclusão do TechCamp Brasil de Combate à Desinformação, os grupos serão acompanhados por mentores que orientarão a criação das soluções discutidas durante o evento. Haverá ainda, entre os trabalhos preconcebidos, uma seleção das melhores propostas para o recebimento de uma bolsa para desenvolvimento e implementação do projeto, concedida pela Embaixada dos Estados Unidos.

O TechCamp é um programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que conecta especialistas em tecnologia do setor privado com jornalistas, educadores, representantes de ONGs e da sociedade civil para explorar soluções tecnológicas inovadoras para enfrentar problemas.

Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamentos e de opiniões. A partir de pesquisas, seminários e campanhas, promove a liberdade de expressão, de imprensa e de informação como pilares fundamentais para uma sociedade forte e democrática.

Desde 2019, lidera o EducaMídia, programa de educação midiática dedicado a produzir conteúdos e formar professores no tema.

Fonte: TSE